A Casa de Pedra

O ‘bunker’ de Getúlio Vargas na Serra da Mantiqueira

Construída em 1932, por ordem do então Presidente da Republica Getúlio Vargas, a Casa de Pedra,  foi criada para ser uma aconchegante fortaleza de rochas, no meio da montanha, seria o seu refúgio em caso de ataque ao Palácio do Governo durante a Revolução Constitucionalista. Para ter acesso a este lugar, Getúlio usava o Brejo da Lapa para pouso de seu hidroavião.

Fascinado bela beleza e diversidade da fauna e da flora daquela região, Getúlio, em 1937, criou a primeira área de proteção ambiental do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia, com 30 mil hectares.

centro-67785

Hoje a casa serve como estrutura para a administração do parque. E é uma atração turística da Rodovia das Flores, BR-485, a estrada federal brasileira em maior altitude, que leva até a parte alta do parque.

parque-nacional-do-itatiaiaContam os moradores da região que, nos anos 1950, Itatiaia abrigou vários fugitivos nazistas, principalmente no Hotel Alsene, que depois foram se refugiar no Paraguai e na Argentina. Também havia um hotel no estilo germânico, à beira da Via Dutra, entre Itatiaia e Resende, que foi fechado na década de 1970 por promover reunião de neonazistas. Isso parece sugerir que a semelhança apontada por pesquisadores, entre a Casa de Pedra de Getúlio Vargas e o “Ninho da Águia” de Hitler em Berchtesgadenna, nos Alpes, é mais que mera coincidência.

Autor: araucariaexpedicoes

Agência de Viagens especializada em roteiros de Montanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s